Com o cenário que estamos vivendo hoje, pode se dizer que os desafios de Segurança Digital são constantes. A transformação Digital ampliou as oportunidades nas organizações com os avanços tecnológicos simplificados, otimização de sistemas, e uma profunda conexão das empresas com clientes.
Quando refletimos sobre a Transformação Digital & Segurança Digital , como você visualiza os impactos?
Os avanços tecnológicos, trouxeram muitos benefícios e vantagens, mas aumentou riscos de ciberataques, pois organizações tem dificuldade de ter controle dos acessos dos usuários, ter visibilidade, aplicar postura e políticas de segurança.
Para ajudarmos inúmeras organizações, trouxemos um tema importantíssimo que é gerenciamento de postura de Segurança da Nuvem. Você já ouviu falar?
O Gerenciamento de Postura na Nuvem (CSPM) é uma categoria de solução automatizada de segurança de dados que monitora, identifica, alerta e remedia não conformidades, riscos e configurações erradas em ambientes em nuvem, como AWS, GCP e AZURE.
Em um relatório Innovation Insight for Cloud Security Posture Management , a empresa de análise Gartner, definiu o CSPM como uma categoria de produtos que automatizam a garantia de segurança e conformidade, e entregam à necessidade de controle adequado sobre as configurações de infraestrutura de nuvem. De acordo com o Gartner, a adoção de soluções CSPM foi forte nos últimos 2 anos, projetada para atingir 25% de crescimento ano a ano, à medida que mais organizações as reconhecem como uma ferramenta essencial de segurança em nuvem.
Mas porque Empresas precisam de CSPM?
A adoção de serviços e aplicativos baseados em nuvem tem transformado como Empresas e funcionários fazem negócios, permitindo elevar a produtividade e flexibilidade. Mas como essas ferramentas estão abertas à Internet e prontamente disponíveis para qualquer pessoa, elas podem expor as empresas a um risco maior de ameaças à segurança cibernética, incluindo violações de dados. Apesar do treinamento e dos melhores esforços de todos, as vulnerabilidades são constantes e por consequência surgem problemas de segurança, colocando dados confidenciais em risco.
Líderes de negócios e segurança de TI trabalham constantemente para abordar:
Violações de dados resultantes de configurações incorretas da infraestrutura de nuvem, que podem expor enormes quantidades de dados confidenciais, levando a responsabilidade legal e perdas financeiras.
Conformidade contínua para aplicativos e cargas de trabalho em nuvem, o que é impossível de alcançar usando ferramentas e processos tradicionais.
Desafios na implementação da governança em nuvem (visibilidade, permissões, aplicação de políticas nas unidades de negócios, falta de conhecimento sobre controles de segurança na nuvem), que crescem junto com a adoção da nuvem dentro da organização.
Entre eles, as violações de dados recebem mais atenção e são responsáveis pelos maiores danos. Por exemplo:
O relatório IBM Cost of a Data Breach 2019 estimou que o custo médio de uma violação é de US$ 8,2 milhões nos EUA e US$ 3,9 milhões globalmente. E a perda de confiança do cliente, e a consequente perda de negócios, é o maior componente desse cálculo de custo médio.
Um relatório de 2020 da Risk Based Security mostra que 15 bilhões de registros foram expostos em 2019, um salto significativo em relação aos anos anteriores, sendo 4 violações causadas por bancos de dados mal configurados que expuseram 6,7 bilhões de registros no quarto trimestre de 2019.
O relatório IBM X-Force Threat Intelligence Index 2020 mostrou um aumento de quase dez vezes ano a ano nos registros expostos, devido a configurações incorretas, representando 86% do total de registros comprometidos em 2019.
Como funciona o CSPM?
De um modo geral, o CSPM protege você de três maneiras:
Fornece visibilidade de seus ativos e configurações de nuvem. O CSPM descobre configurações incorretas, alterações em políticas ou meta-dados, e ajuda você a gerenciar todas essas políticas por meio de um console centralizado.
Gerencia e corrige configurações incorretas. Ao comparar suas configurações de nuvem com os padrões do setor e outras regras pré-criadas, o CSPM reduz o erro humano que pode aumentar o risco de violações dispendiosas.
Descobre novas ameaças potenciais. O CSPM monitora seus ambientes de nuvem em tempo real para acesso inadequado e anomalias que podem indicar atividade maliciosa.
Confira os principais recursos CSPM
Abaixo o que o CSPM pode fazer com mais detalhes. Os serviços CSPM podem aproveitar os recursos de automação para corrigir problemas sem intervenção humana, e realizar monitoramento contínuo, pois:
Identifica o seu ambiente em nuvem e monitora a criação de novas instâncias ou recursos de armazenamento, como buckets do S3.
Fornece visibilidade de políticas e garante uma aplicação consistente em todos os provedores em ambientes multi-cloud.
Examina suas instâncias de computação em busca de configurações incorretas e impróprias que possam deixá-las vulneráveis à exploração.
Analisa seus buckets de armazenamento, em busca de configurações incorretas que possam tornar os dados acessíveis ao público.
Audita a aderência e conformidade regulatória, como HIPAA, PCI DSS e GDPR.
Realiza avaliações de risco em relação a estruturas e padrões externos, como os apresentados pela Organização Internacional para Padronização (ISO) e pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST).
Verifica se as atividades operacionais (por exemplo, rotação de chaves) estão sendo executadas conforme o esperado.
Automatiza a correção ou corrige-as com o clique de um botão.
O desafio que muitas soluções CSPM enfrentam é que, como produtos pontuais, elas não podem se integrar adequadamente às ferramentas de segurança e proteção de dados de uma organização. Isso fornece visibilidade em silos, o que aumenta os riscos de segurança e prolonga a resposta a incidentes.
Nós resolvemos de forma exclusiva a visibilidade, identificando e corrigindo automaticamente configurações incorretas de aplicativos como parte dos recursos abrangentes de proteção de dados.
Automatizamos a segurança e a conformidade para ativos e aplicativos em nuvem, oferecendo visibilidade contínua e reforçando a adesão ao conjunto mais abrangente de políticas de segurança e estruturas de conformidade. Como uma oferta de SaaS, o CSPM permite integração perfeita com a infraestrutura de nuvem do cliente, coleta rápida de dados, painéis abrangentes e relatórios.
Oferecemos suporte a integrações com vários provedores de nuvem — fornecendo integração contínua que permite a correção automática. Os clientes podem aplicar facilmente seus padrões de segurança de informações corporativas em seus provedores de IaaS (por exemplo, Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, Google Cloud Platform) e aplicativos SaaS para evitar violações de dados relacionadas a configurações incorretas.
Fornecemos suporte e conformidade através de +2.700 políticas em 16 padrões, incluindo NIST, CIS, PCI DSS, SOC e melhores práticas recomendadas pela AWS, além disso aplicamos definições de segurança que melhoram a eficiência de DevOps. Permitimos que as organizações criem benchmarks personalizados e privados e oferecemos suporte a ambientes de aplicativos de grande escala.
Convidamos você a acelerar sua Segurança Digital, e CSPM é a solução que sua Empresa precisa para garantir a segurança em Nuvem com segurança, baixo esforço e proteção continua.
CSPM é parte de uma solução completa de Proteção de Dados, que também incluí Cloud Data Loss Prevention, Cloud Browser Isolation e Cloud Access Security Broker (CASB).
Comments